Comunicações

NORMAS GENÉRICAS E MODELO PARA FORMATAÇÃO DE RESUMOS SIMPLES, EXPANDIDOS E PÓSTERES PARA O SASGEO II

As apresentações orais poderão utilizar suportes como vídeo, ou slides digitais, para projeção. A organização do evento disponibilizará computadores e projetores, prevendo o uso de arquivos compatíveis com o programa Microsoft Power Point e Programa Windows Media Player.

INSTRUÇÕES

Normas para apresentação de trabalhos.

1 – Informações Gerais

1.1 Os trabalhos técnicos a apresentar ao SASGEO II, nos dias 17 e 18 de Maio de 2018, deverão ser inéditos e representar uma contribuição real ao desenvolvimento das temáticas relacionadas ao evento.

1.2 Não serão aceites relatórios, traduções e nem trabalhos que representem promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

1.3 O Seminário não patrocinará qualquer despesa do autor, empresa ou entidade, seja qual for sua natureza.

1.4 Os resumos serão publicados e ficarão disponíveis no site do Projeto INTERACT, ou noutro em meio eletrónico. A publicação conterá a íntegra dos trabalhos que tenham sido apresentados na forma oral e póster, desde que tenham sido enviados dentro do prazo e de acordo com as normas aqui divulgadas.

1.5 Receberão o Certificado de Apresentação de Comunicação, somente os trabalhos efetivamente apresentados durante o Seminário.

1.6 Receberão ainda o Certificado de Participação todos aqueles que participem efetivamente no Seminário, apresentando ou não Trabalhos Técnicos e Científicos.

 

2 – Inscrição

2.1 A inscrição e o envio do resumo simples e/ou resumo expandido terão lugar até 28 de Fevereiro de 2018.

2.2 Antes do envio do arquivo, pelo menos um autor deverá proceder a Inscrição no Congresso, a qual é livre de encargos. Deverá nesta inscrição indicar o nome, filiação, título do trabalho, tema onde se insere e forma de apresentação (oral/póster).

2.3 Os temas a considerar indicam-se a seguir, pelo que não serão aceites apresentações que estejam completamente desajustadas deste enquadramento.

  • Solo e Culturas
  • Ambiente e Recursos Hídricos
  • Água e Culturas
  • Tecnologias Aplicadas ao Diagnóstico Ambiental
  • Bio-economia
  • Cadeias de produção agro-alimentar

 

3 – Apresentação dos Trabalhos

3.1 Normas para elaboração do resumo simples

  • Idioma: português; inglês ou espanhol.
  • Tamanho: no máximo 2.200 caracteres incluindo espaços, título, autores, palavras-chave e apoio financeiro, somente em uma página no tamanho A4.
  • Margens: Superior, Inferior, Direita, e Esquerda: 2,5 cm.
  • Formato: Portable Document Format (.pdf); todos os demais formatos de arquivos, inclusive os compactados, serão bloqueados.
  • Fonte: Times New Roman, 14 para o título e 12 para autores, instituição e palavras-chave.
  • Espaçamento: simples
  • Alinhamento: justificado.
  • Título: Caixa alta em negrito, em todas as palavras, exceto em nomes científicos, e sem ponto final.
  • Autores: Nome completo.
  • Instituição: Inserir no formulário para cada autor dos trabalhos, Instituição, cidade e estado.
  • Deverá ser informado o e-mail apenas do autor principal.
  • Palavras-chave: Máximo de 5 palavras-chave, não repetindo palavras do título, utilizando apenas letras minúsculas, exceto para nomes próprios, siglas e nomes científicos (em itálico).

 

3.2 Normas para elaboração do resumo expandido

Idioma: português; inglês ou espanhol.

O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.

O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, duas e, no máximo, quatro páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.

Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.

A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades de medidas devem seguir o Sistema Internacional.

O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo do texto em tamanho 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice.

A seção Resumo deve ter no máximo 200) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.

A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.

A seção Conclusões deve estar estruturada em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.

Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados.

 

3.3 Normas para elaboração do póster

Responsabilidades do autor

O autor deverá levar seu póster preparado, já que não haverá materiais e equipamentos para a preparação.

Tamanho do Póster

Cada póster deverá ter o tamanho máximo de 800 mm (largura) x 1150 mm (altura), em formato vertical. Tamanhos superiores a este não caberão no local onde os mesmos serão fixados.

Toda correspondência eletrônica relativa a trabalhos técnicos, bem como solicitação de esclarecimentos, deverá ser encaminhada à Comissão Organizadora do Seminário SASGEO II.

 

4 Aprovação dos trabalhos

Compete ao Steering Commitee do Projeto INTERACT e à Comissão Científica do SASGEO rejeitar qualquer resumo que não se conforme com as normas apresentadas ou temas propostos, ou propor correcções se estas forem simples.

A listagem dos trabalhos finais será disponibilizada  no site do Encontro, em https://iisasgeo.utad.pt/ e no site do Projeto INTERACT http://interact-utad.pt/, a partir de 28 de Fevereiro de 2018: http://interact-utad.pt/

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